quinta-feira, 2 de maio de 2013

Avaliação lactacidêmica e determinação de limiares de lactato


Avaliação lactacidêmica e determinação de 

limiares de lactato



Lactato:
 
    O lactato é um produto final da glicólise anaeróbica que ocorre em tecidos hipóxicos. Contudo, tecidos bem oxigenados podem em certas condições gerar lactato através da glicólise aeróbica. 
    A produção normal de lactato é de 1 mmol/Kg/hora. Ocorre principalmente no músculo esquelético, intestino, cérebro e glóbulos vermelhos; estudos em animais e humanos mostraram que o pulmão pode ser uma fonte importante de lactato no contexto de lesão pulmonar aguda. 
    O lactato formado pode ser captado pelo fígado e ser convertido em glicose (neoglicogénese) ou ser utilizado como combustível (fonte de energia). 
O metabolismo anaeróbico da glicose produz apenas 47 Kcal de energia por mole de glicose, enquanto que o metabolismo aeróbico gera 673 Kcal por mole de glicose. A oxidação do lactato produz 326 Kcal por mole de lactato e como 1 mole de glicose produz 2 moles de lactato, a energia produzida a partir da glicólise anaeróbica será aumentada para 625 Kcal (2 x 326) – esta via é utilizada durante o exercício e pode ocorrer nas fases iniciais do choque (quando o músculo esquelético torna-se anaeróbico o lactato gerado pode ser utilizado como fonte de energia por outros órgãos vitais que ainda estão em aerobiose, como o coração e o S.N.C.).
Glicólise anaeróbica: Glicose + 2 ATP + 2 H2PO4 ® 2 Lactato + 2 ADP + 2H2O






Concentração de Lactato no sangue


              A concentração de lactato no sangue é decorrente do lactato produzido pelo lactato metabolizado. O gráfico mostra que a metabolização aumenta até que em uma determinada carga estabiliza (atinge um plato, que é a capacidade máxima de metabolizar o lactato).


Limiar Anaeróbio 

    O principal modelo de determinação de limiar é Lactacidemia  essa determinação ocorre através de uma amostra de sangue onde se mede a concentração de lactato.
    O limiar anaeróbio se ref
ere á intensidade de exercício onde o nível de lactato sanguíneo começa a se acumular numa velocidade mais alta do que vinha acontecendo em intensidades de exercício mais leves. A partir desse ponto a velocidade de produção de lactato ultrapassa a velocidade de remoção causando um acúmulo que vai se acentuando cada vez mais.

Existem basicamente dois Limiares:

limiar 1: representa o ponto onde a produção de lactato é aumentada, mas ainda existe um equilíbrio entre produção e remoção, as fontes aeróbias de energia continuam sendo predominantes no fornecimento de energia para a atividade;

limiar 2: representa o ponto onde a produção de lactato é aumentada desproporcionalmente ao que vinha acontecendo nas intensidades inferiores de exercício, e a fonte energética aeróbia não consegue mais manter “sozinha” (predominantemente) o fornecimento de energia, passando a necessitar de ajuda das fontes anaeróbias, que acentuam o acúmulo de lactato induzindo à fadiga precocemente.



Histórico


  • ž   1907- Fletcher & Hopkins - Formação de lactato pela contração muscular;

  • ž   1950 e 1960 - Hollmann e col.
Início do metabolismo anaeróbio.
Ponto onde a ventilação pulmonar (VE) aumentava desproporcionalmente em relação ao VO2
  •   ž1964 - Wassermann& McLLory
                  ›Limiar anaeróbio

Coincidência do ponto de inflexão da curva de lactato com a curva ventilatória.


O que é o Limiar Anaeróbio?
žMais alta intensidade que pode ser realizada sem  participação significativa do metabolismo anaeróbio.
ž(Benecke 1995; Heck 1990; Heck et al. 1985)


Utilização do Limiar Anaeróbio

žPrescrição de intensidade adequada de exercício;
- žPredição de performance;
- žAvaliação longitudinal de efeitos de treinamento aeróbio;


Testes em aula 

Seria testado o lactato sanguíneo com o uso do Cibex e fazendo o teste de Lactacidemia.




Tiras reagentes para controle do lactato sanguíneo.






Teste pronto com os limiares



Nenhum comentário:

Postar um comentário